O QUE PODE OU NÃO DEVE COMER ANTES DE DORMIR PARA EVITAR INSÔNIA

Uma das principais causas da insônia é a ingestão de carboidratos simples, que promovem oscilações bruscas da glicemia como pães, massas, bolos, balas e chocolates? De acordo com especialistas, a falta de uma boa noite de descanso pode comprometer a memória, a concentração, causar irritabilidade, perda de massa muscular e até alterações de pressão arterial.

As alterações do sono podem ser causadas e agravadas por conta de desequilíbrios hormonais, estresse excessivo, alergias alimentares e hábitos inadequados. Para minimizar o quadro, optar por alimentos que diminuem as chances desses picos de insulina durante o descanso, ou que liberam outras substâncias relaxantes, pode ser uma grande estratégia.

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Antes de dormir aposte em:

– Alimentos que auxiliam na liberação de serotonina promovem relaxamento e são precursores da melatonina, o hormônio que melhora a qualidade do sono e combate a insônia: abacate, banana, castanhas, amêndoas e gergelim;

– Opções fontes de fito melatonina (a melatonina naturalmente existente em pequena quantidade em frutos e vegetais): cerejas, uvas ou suco de uva integral;

– Chás que têm ação calmante e sedativa: camomila, melissa, passiflora e alface, que tem lactucina, presente principalmente nos talos e ótima para aliviar a ansiedade, com ação calmante e sedativa;

Para ter boa noite de descanso, evite:

– Alimentos que promovem oscilações bruscas da glicemia e prejudicam a qualidade do sono como os carboidratos simples: pães, massas, bolos, balas, chocolates etc;

– Qualquer luminosidade no quarto, eletrônicos perto do horário de dormir, ingerir bebidas ou suplementos com cafeína como chá verde, chá preto, mate, refrigerantes à base de cola e estimulantes como chocolate à noite.

 

Fonte : BolsaDeMulher

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