7 BOAS RAZÕES PARA COMER BRÓCOLIS DIARIAMENTE

O brócolis é um vegetal muito rico em nutrientes e minerais que tem inúmeros benefícios para a saúde, especialmente para a digestão, sistema cardiovascular e sistema imune, sendo capaz de evitar doenças inflamatórias e, até, câncer.

Além disso, como tem poucas calorias o brócolis pode ser utilizado em qualquer tipo de dieta, mesmo para quem quer ganhar massa muscular, pois é rico em proteínas.

01

O brócolis deve, de preferência, ser ingerido cru para manter todos os seus minerais, no entanto, é possível cozinhá-lo durante pouco tempo sem perder grande parte dos seus benefícios. Para isso, basta não ultrapassar o tempo de cozimento de 20 minutos para brócolis ao vapor, 3 minutos para o vegetal preparado no micro-ondas ou 5 minutos para brócolis refogados.

1. Reduz o colesterol

O brócolis é um alimento rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue, tornando-o mais fácil de eliminar pelo fígado, ajudando a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.

2. Previne contra doenças cardiovasculares

Além de reduzir o colesterol, o brócolis, mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada. Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

3. Facilita a digestão

O brócolis é uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição em sulforafanoregula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite, por exemplo.

4. Evita a prisão de ventre

O brócolis é um vegetal que contém cerca de 1 grama de fibras por cada 10 calorias e, por isso, é um excelente remédio natural para melhorar o funcionamento do intestino e evitar o desenvolvimento de prisão de ventre.

5. Protege os olhos

A luteína presente no brócolis ajuda a proteger os olhos contra a degradação da mácula e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, especialmente em idosos.

6. Previne problemas nas articulações

O brócolis é um vegetal com excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulação, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite, por exemplo.

7. Evita o surgimento de câncer

O brócolis é um cruciferário rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

Informação nutricional do brócolis

01[1]

O brócolis pode ser preparado de várias formas, desde cozido e refugado, no entanto a melhor forma para o ingerir é cru, uma vez que desta forma não existe perda de nutrientes. Assim, uma boa dica para utilizar o brócolis cru é fazer uma salada ou utilizá-lo na preparação de suco naturais, juntamente com laranja, melão ou cenoura, por exemplo.

Fonte : http://www.tuasaude.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s