PORQUE VOCÊ PRECISA DO ESTROGÊNIO

estrógeno (estradiol) é o principal hormônio sexual feminino. Além de participar da ovulação, concepção e gestação, é responsável pela manutenção da integridade óssea e regulação dos níveis de colesterol e muitas outras coisas que você não fazia nem ideia, como por exemplo:

  1. A textura da pele feminina (a falta causa diminuição do brilho e elasticidade da pele);
  2. A distribuição de gordura (sua falta causa aumento da gordura corpórea para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga);
  3. O equilíbrio entre as gorduras no sangue (o estrógeno também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol). Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares;
  4. A fixação do cálcio nos ossos (Após a menopausa, grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher).

O estrógeno tem outros efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, no endométrio e no ciclo menstrual. Em desequilíbrio, esse hormônio pode afetar, e muito, sua saúde! Veja só alguns sintomas falta de estrogênio no organismo:

  • Ressecamento vaginal;
  • Irritabilidade e a depressão (a falta de estrogênio está associado a sentimentos de baixa autoestima e produção insuficiente de Serotonina)
  • Estudos recentes têm associado a falta de estrógeno ao Mal de Alzheimer;
  • A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres;
  • Dor de cabeça por causa da dilatação dos vasos sanguíneos;
  • Interfere na produção de hormônios da tireoide;
  • e segue… a lista é longa

Existem algumas maneiras naturais de você manter a produção de estrogênio equilibrada durante a sua vida, seja através da alimentação, estilo de vida e também usando produtos com ativos que sejam estrogen-like, isto é, que possuam moléculas que têm as mesmas propriedades do estrogênio. Exemplos são a Sálvia Esclaréia e do Gerânio.

Siga tb essas Dicas

– Mantenha uma dieta saudável. Evite comidas ricas em açúcar e carboidratos. Comer proteínas magras e comidas baixas em gordura e ricas em fibra podem aumentar os níveis de estrogênio.

– Faça exercícios, mas não com fanatismo. Exercícios exagerados estão ligados a uma queda nos níveis de estrogênio.

– Comer sementes de linhaça, Vitamina C, caroteno, vitaminas do complexo B e cereais integrais também podem ser úteis para aumentar os níveis de estrogênio em mulheres.

– Pare de fumar se puder. Fumar pode ter efeitos adversos no sistema endócrino, limitando a habilidade do corpo de produzir estrogênio de modo eficiente. O fumo para mulheres antes da menopausa foi ligado a disfunções menstruais, infertilidade e menopausa precoce.

– Beba café ORGÂNICO. Mulheres que bebem mais de duas xícaras de café por dia têm maiores níveis de estrogênio do que mulheres que não bebem. Apesar de aumentar os níveis de estrogênio, também aumenta o risco de endometriose e dor nos seios.

E PRINCIPALMENTE FAÇA TUDO EM EQUILÍBRIO, ESSE É O SEGREDO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA.

Ana Kimak escreve sobre bem-estar para o site. É naturóloga e proprietária da marca Qésh (cosméticos naturais). Mais informações em www.qesh.com.br

,clipping todamulher.com.br

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