Perigos de combinar cigarro e anticoncepcional

A pílula é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizado pelas mulheres, inclusive aquelas que fumam. No entanto, a combinação do cigarro com o anticoncepcional pode ser muito perigosa.

Fumar prejudica muito a saúde, podendo causar doenças cardíacas, circulares, respiratórias e pulmonares. Marcelo Sobral, cardiologista e Já a combinação da pílula com o cigarro pode causar problemas como trombose, infarto, AVC e derrame.

Segundo a ginecologista e obstetra, Maria Elisa Noriler, essa perigosa combinação aumenta 30 vezes a chance de desenvolver trombose. Para quem é fumante, há outras opções de anticoncepcionais menos perigosas, como o DIU de cobre. “É recomendado sempre que se pare de fumar, pois os danos para a saúde são imensos, além do que, causa mais de 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos. Mas no caso de recusa, é possível adequar melhor a contracepção e tentar diminuir os danos”, ressalta a especialista.

O cuidado deve ser redobrado para as mulheres acima dos 35 anos, que sofrem mais com os efeitos dessa dupla. As pílulas que contém estrógeno e progesterona em sua formulação são ainda piores. “O estrogênio está envolvido na formação de placas de gordura que se formam nas paredes dos vasos, além da pílula modificar a estrutura destas gorduras, com o cigarro, a situação piora, causando inflamação nas paredes dos vasos”, explica o cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral.

As chances de problemas de saúde aumentam ainda mais em mulheres hipertensas. “O cigarro também faz com que a pílula gere uma modificação nos lipídios, nos triglicerídeos e no colesterol da mulher”, alerta Sobral. Portanto, o melhor é largar o cigarro.

,clipping todamulher.com.br

Fonte : CorpoaCorpo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s