Benefícios do mel

O mel possui propriedades e benefícios específicos para a saúde e varia de acordo com cada florada, segundo a nutricionista do Empório do Mel, Juliana Cavaco. O mel também é um forte aliado para quem está de dieta e pode ser substituído pelo açúcar branco. “É menos calórico quando comparado ao açúcar, 100g de mel possui 290 calorias, já 100g de açúcar apresenta 394 calorias”, explica a nutricionista.

Além dos benefícios para a saúde, pode ser utilizado para temperar carnes e saladas, fazer biscoitos e bolos e incrementar frutas, iogurtes e cereais. Confira as qualidades e indicações de diferentes floradas de mel:

Mel de laranjeira

A laranjeira é a florada mais indicada para acalmar e combater a ansiedade, é também conhecida como embelezadora e laxante. “Consumir uma colher de sopa na hora de dormir garante um sono tranquilo”, afirma.

Mel de flores do campo

O mel de flores do campo é indicado para dar energia, disposição física, melhora da memória e concentração.

Mel de eucalipto

Já o mel de eucalipto tem a função expectorante, é muito consumido durante o inverno para combater gripes e resfriados.

Mel de uva japão

A florada de Uva Japão tem como principal função limpar e desintoxicar o fígado, indicada para dietas detox e pós abuso de medicamentos e bebida alcoólica.

Mel de Jataí

A florada de Jataí é um excelente antibiótico natural, pode ser consumido em casos de inflamações e infecções. “Esta florada é extremamente rara e requer cuidados especiais na hora de armazenar, deve ser mantida sob refrigeração devido ao grau de umidade”, diz Juliana.

Independente da florada, o mel estimula o bom funcionamento intestinal, desta forma deve ser consumido em torno de duas a três colheres de sopa ao dia para adultos e uma colher de sopa ao dia para crianças, após um ano de idade. Vale lembrar que não deve ser consumido por indivíduos com altas taxas de glicose, salvo por orientação nutricional.

A especialista ressalta ainda que o mel não apresenta prazo de validade, quando cristalizado basta aquecer em banho Maria por alguns minutos que volta a forma líquida. “A melhor forma de armazenar é em local seco e limpo, não é necessário guardar na geladeira já que o mel possui conservantes naturais”, finaliza.

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Fonte : DietaJá

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